A Catedral de São Francisco de Assis vem cercada de signos pensados para religar o Homem e Deus: a cruz grega, a Santíssima Trindade, os vitrais, a água e a vegetação, de modo a conferir à arquitetura “alguma coisa de divino”.

PROJETO 3D 2013-06-14 09211900000
A composição buscou a planta em cruz grega com altar central, enfatizando o espaço que unifica e aproxima a ordem entre o homem e a comunhão. A Cruz que sem hierarquia articula as naves orientada pelos pontos cardeais, norte/sul/leste/oeste.

Catedral
Na concepção, a estrutura triangular na representação do Pai, do Filho e do Espírito Santo é baseada na ossatura estrutural onde os vazios dominam os cheios num processo de desmaterialização e de abstração da arquitetura.

Catedral 2
A contemplação está na repetição da estrutura que na sua triangulação enfatiza a Santíssima Trindade e a relação entre os planos inferior e superior que enfatizada pela verticalização dos elementos cria um caráter expressivo além da função estrutural.

1 2013-06-18 17164400000

O vitral e seus azuis também se estruturam numa divisibilidade triangular que permitem que a luz entre, a luz que representa o princípio divino de todas as coisas.

IGREJA 2013-06-15 11003800000
Entre o interior e o exterior o espelho d’água, definido pela curva de nível, simboliza a purificação necessária à ascensão divina se difunde da nave para o largo refletindo também o céu e o edifício fundidos num só elemento.

IGREJA 2013-06-15 12522300000
No entorno, a natureza/cerrado se posiciona na sua relação de homogeneidade com o mundo e com as coisas humanas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s