Iuri Sarmento nasceu em Montes Claros mas sua obra ganhou o mundo. Os quadros apresentados foram expostos em Paris na Galerie Agnes Montplaisirno mês de julho.

O Villa Arquitetura apresenta com exclusividade algumas destas pinturas, mostrando que a obra de Iuri Sarmento  caracterizam o novo universo da composição de arte, que vai além da sua simples percepção visual, onde a construção da identidade da pintura valoriza a impressão e representação ilimitada de uma obra estruturada num lirismo compositivo.

SAM_3243A poética compositiva presente na linguagem figurativa é definida pelo arquétipo da azulejaria cujo fenômeno estético está associado a expressões de universos ideológicos históricos que o artista resgata em pluralidades de composição e forma que catalisadas pelos seus conteúdos cognitivos resgatam a nobreza da azulejaria em novas interpretações historicistas.

Na representação do azulejo como tecido estético da sua arte, a obra evidencia novas abordagens visuais que partindo da unidade formal transportam o tema para realidades oníricas num desenho de tensões e distensões entre forma e cor que ultrapassam uma leitura planificada e linear do quadro.

SAM_3278O processo de Iuri Sarmento visto dentro do contexto da fragmentação do azulejo, é a constatação a partir da quebra como metáfora da concepção da colagem/montagem, visto na definição de uma nova produção de um todo coerente num espaço ordenado, onde fragmentos combinados e justapostos em um conjunto harmônico articulam uma experiência artística aberta a novos sentidos.

4 Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s