Elemento Arquitetônico Grego – Capitel Jônico
A ordem jônica desenvolveu-se a partir do século V a.C. na região ocupada pelo jônios a partir de 1.700 a.C., a região de Atenas, banhada pelo mar Egeu, fortemente influenciada pela então Grécia asiática, atualmente compreendida pela Turquia.
As ordens para os gregos estabeleciam uma relação de padrão associada a identidade e personalidade dos Deuses e dos homens.
A Ordem Jônica representava a graça e o feminino com fuste mais delgado e não se firmava diretamente sobre o estilóbata, mas sobre uma base decorada.
O capitel era formado por duas espirais unidas por duas curvas, as marcantes volutas exibindo uma moderação elegante na ornamentação
No auge do Período Clássico marca presença em projetos de maior importância e ainda hoje, depois de 2000 anos de história podemos apreciar as nossas versões pelas ruas da nossa cidade.
aa
Deixe um comentário