O atual Museu Regional do Norte de Minas da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) é um dos mais belos casarões da cidade.

Construído em 1886 para residência e comércio, o prédio foi sede da Escola Normal Oficial, sede da Escola Estadual Gonçalves Chaves e novamente sede da Escola Normal, atual Escola Estadual professor Plínio Ribeiro para depois ser cedido para a Fundação Norte Mineira de Ensino Superior e abrigar a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Norte de Minas (Fafil) e também, a Faculdade de Direito do Norte de Minas (Fadir).

Cercado de história o conhecido Casarão da Fafil situado na rua Coronel Celestino, no centro histórico de Montes Claros é hoje ponto de cultura da cidade tendo aí instalado o Museu Regional do Norte de Minas, da Unimontes.

O imponente prédio foi construído pelo coronel José Antônio Versiani tendo seu valor arquitetônico e histórico para o município tombado em 28 de setembro de 1999. É um sobrado de grandes dimensões com uma fachada rústica no estilo colonial com grandes portas e janelas e teto de madeira.

Destacam-se no segundo pavimento as portas com balcões e seus gradis de ferro fundido bem trabalhados. Foi restaurado pelo governo de Minas em 2009 e hoje é símbolo do orgulho da cidade com o seu patrimônio histórico e cultural.

Fotos feitas pela arquiteta e paisagista Claudia Vanessa Versiani Duarte Pinto.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

2 Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s