O atual Museu Regional do Norte de Minas da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) é um dos mais belos casarões da cidade.

Construído em 1886 para residência e comércio, o prédio foi sede da Escola Normal Oficial, sede da Escola Estadual Gonçalves Chaves e novamente sede da Escola Normal, atual Escola Estadual professor Plínio Ribeiro para depois ser cedido para a Fundação Norte Mineira de Ensino Superior e abrigar a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Norte de Minas (Fafil) e também, a Faculdade de Direito do Norte de Minas (Fadir).

Cercado de história o conhecido Casarão da Fafil situado na rua Coronel Celestino, no centro histórico de Montes Claros é hoje ponto de cultura da cidade tendo aí instalado o Museu Regional do Norte de Minas, da Unimontes.

O imponente prédio foi construído pelo coronel José Antônio Versiani tendo seu valor arquitetônico e histórico para o município tombado em 28 de setembro de 1999. É um sobrado de grandes dimensões com uma fachada rústica no estilo colonial com grandes portas e janelas e teto de madeira.

Destacam-se no segundo pavimento as portas com balcões e seus gradis de ferro fundido bem trabalhados. Foi restaurado pelo governo de Minas em 2009 e hoje é símbolo do orgulho da cidade com o seu patrimônio histórico e cultural.

Fotos feitas pela arquiteta e paisagista Claudia Vanessa Versiani Duarte Pinto.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s