Inaugurada em 14 de setembro de 1886 a Capela de Nosso Senhor do Bonfim ou Igrejinha do Morrinhos, como é conhecida popularmente, foi construída para pagar uma promessa de Dona Germana Maria de Olinda,cujo corpo está enterrado na capela.
De edificação colonial simples e rústica, com decoração interior bastante singela, está localizada na Praça do Morrinhos, um lugar privilegiado, de onde se tem uma vista panorâmica da cidade. Possui uma torre com sino e uma cruz de madeira no seu topo, paredes de adobe, portas e janelas de cedro e pilares de aroeira.
Símbolo dos 150 Anos de Montes Claros, a Igreja do Morrinhos foi construída entre 1884 e 1886, com doações arrecadas pela sua idealizadora Dona Germana Maria de Olinda. De acordo com levantamentos históricos, em 1930 a igreja recebeu reparos que a descaracterizaram.
Em 1940 o prédio foi restaurado para a retomada de sua forma original. A última intervenção foi em 1996, quando passou por outra importante recuperação conduzida pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Montes Claros, em parceria com o Conselho da Igreja, a Associação dos Moradores do Bairro e empresários.
Além das referências históricas, e da localização privilegiada, a Capela de Nosso Senhor do Bonfim figura como um dos principais cartões postais da cidade. No alto do Bairro Morrinhos, está em local jardinado, onde se destaca o cruzeiro em madeira. No interior da capela, o altar-mor é de beleza inconfundível, com imagens de Nossa Senhora Aparecida e do Senhor do Bonfim. Hoje, a igreja que pertence à Paróquia de Santa Rita, é utilizada para celebrações de casamentos e missas especiais.
Nossa Igreja dos Morrinhos pelo olhar do estudante de arquitetura Plínio Dourado.
A igreja é belíssima, mas a restauração do altar mor foi muito mal feita.
CurtirCurtir